segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Biografia - Lil Wayne

Dwayne Michael Carter Jr. é o nome verdadeiro do rapper Lil’ Wayne, nascido em Nova Orleans, Lousiana, no dia 27 de setembro de 1982. O garoto norte-americano desde pequeno dedicou-se à música, especialmente ao rap. Ainda no ginásio, ele teve a oportunidade de conhecer Brian “Birdman” Williams, diretor da Cash Money Records, e assinou um contrato com a gravadora.

Porém, o sonho de Wayne foi impedido pela mãe por suspeitas de que o filho estivesse envolvido com a gangue local. Nesta mesma época, Wayne sofre um terrível acidente. Enquanto brincava com a arma de seu padrasto, disparou e atingiu o próprio peito. O rapper perdeu muito sangue e por pouco o ocorrido não foi fatal.

Em consequência disto, o padrasto de Wayne ficou preso durante um curto período de tempo acusado de porte ilegal de arma. Porém, ele não escaparia do confinamento ileso. Assim que deixou a prisão, o padrasto foi sequestrado e assassinado, iniciando uma fase difícil e dolorosa para Wayne.

O rapper é conhecido por ter o corpo coberto por tatuagens. Wayne eterniza alguns dos acontecimentos do passado através de algumas delas: no peito, um “Bang Bang” representa o tiro e a frase “In Memory of Rabbit: It’s Up to Me” tornou-se uma homenagem ao pai postiço.

Em 1993, Wayne e o rapper B.G. se unem na dupla The BGs e lançam o EP “True Stories”. Mais tarde, os dois se juntam a Juvenile e Turk para formar o The Hot Boys, cujo trabalho de estréia foi “Get It How U Live”. O segundo álbum do grupo veio em 1999 sob o título de “Guerilla Warface”, recebendo Disco de Platina e tornando o nome de Lil’ Wayne conhecido pelo público.

Refletindo o sucesso obtido com o The Hot Boys, Wayne lançou o disco “Tha Block Is Hot” no mesmo ano. O resultado foi um Disco de Platina duplo e o primeiro lugar nas paradas com o single de mesmo nome do álbum.

O sucesso se repetiu com o segundo trabalho da carreira solo, “Lights Out”, e o terceiro, “500 Degreez”, lançados em 2000 e 2002, respectivamente. Dois anos após o último lançamento, chega às lojas o primeiro álbum da trilogia que consagrou Lil’ Wayne como um dos melhores rappers da atualidade: “Tha Carter”.

Este trabalho atingiu o quinto lugar do Hot 100 da Billboard e foi o número dois da parada Hot R&B / Hip Hop. No ano de 2005, “Tha Carter II” chegou arrasando em vendas com a repercussão dos singles “Fireman”, “Hustler Musik” e “Shooter”, este último teve a participação de Robin Thicke. O ano de 2006 foi marcado pelo disco “Like Father, Like Son” gravado em parceria com Birdman.

Passam-se dois anos e Lil’ Wayne confirma a aposta da crítica no rapper com o lançamento do disco “Tha Carter III”. O álbum ganha o Grammy Awards de 2009 na categoria Melhor Álbum de Rap e consagra Wayne como o melhor rapper vivo do mundo. Os singles “Lollipop”, com Static Major”, e “Mrs. Officer”, com Bob Valentino, foram alguns dos responsáveis por tamanha repercussão.

0 comentários:

Postar um comentário

Playlist